segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O verdadeiro amor

Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens 
que falava contra o casamento. 

Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo 
e que é preferível acabar com a relação, 
quando este se apaga, em vez de se submeter 
a triste monotonia de um matrimônio. 

O mestre disse que respeitava a sua opinião 
mas lhe contou a seguinte história: 

Meus pais viveram 55 anos casados. 
Numa manhã minha mãe descia as escadas 
para preparar o café e sofreu um enfarto. 

Meu pai correu até ela, levantou-a como pôde 
e quase se arrastando a levou até a caminhonete. 

Dirigiu a toda velocidade até o hospital, mas quando chegou, 
infelizmente ela já estava morta.
Durante o velório meu pai não falou nada. 
Ficava o tempo todo olhando para o nada. 
Quase não chorou. 
Eu e meus irmãos tentamos, em vão confortá-lo. 

Na hora do sepultamento, papai, já mais calmo, 
passou a mão pelo caixão e falou com sentida emoção: 

" - Meus filhos, foram 55 bons anos ... 
ninguém pode falar do amor verdadeiro se não tem idéia 
do que é compartilhar a vida com alguém por tanto tempo. " 

Fez uma pausa, enxugou as lágrimas e continuou: 

" - Ela e eu estivemos juntos em muitas crises. 
Mudei de emprego, renovamos toda a mobília quando 
vendemos a casa, mudamos de cidade. 
Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluírem 
a faculdade, choramos um ao lado do outro, 
quando entes queridos partiam ... 
Filhos, agora ela se foi e estou contente. 
E vocês sabem por que? 
Por que ela se foi antes de mim e não teve que sentir 
a agonia e a dor de me enterrar, de ficar só, 
depois da minha partida. 
Sou eu quem vai passar por essa situação, 
e agradeço a Deus por isso. 
Eu a amo tanto que não gostaria que ela sofresse assim ... "
E por fim, o professor concluiu: 

Naquele dia entendi o que é o verdadeiro amor ... 
Está muito além do romantismo e não tem muito a ver com o erotismo, 
mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam 
duas pessoas realmente comprometidas. 

Por isso digo que o verdadeiro amor se revela nos pequenos gestos, 
no dia-a-dia e por todos os dias. 
O verdadeiro amor não é egoísta, não é presunçoso, 
nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada.

Casamento X Separação

Hoje em dia está cada vez mais comum a separação, e muitas vezes a separação ocorre sem nem a pessoa ter casado no papel, na Igreja, apenas se juntam e tentam viver um relacionamento marido e mulher, e pela nossa lei depois de um ano de união estável já é considerado tipo um casamento pela lei. Então cada vez está mais fácil a separação, nem precisa casar pra separar. O mundo está indo muito rápido nesse assunto de casamento, hoje casar é moda, casa-se hoje e separa-se amanhã. As pessoas nem tentam, nem se esforçam, se não deu não deu, outros dizem que o amor acabou, que não tem nada em comum mais com a pessoa, e por aí se tem mil desculpas para uma separação.
Separar é algo que deixa marcas, cicatrizes, e é um processo doloroso, e não tão fácil como se mostra na vida dos artistas, que hoje separa e amanhã já está com outro vivendo junto... Isso não é bem assim mesmo.
Existe uma série de problemas emocionais , muitas vezes físicos e mentais que vem com uma separação, separação amigável nem sempre é tão amigável assim, porque sempre para um vai doer mais que para o outro.
Casamento é uma união de duas vidas, duas almas em uma, é um compromisso que vai além do amor, é compromisso baseado em respeito e amizade, em superação, em ser apoio, em crescer juntos, em completar a vida um do outro. E o mais lindo de tudo é envelhecer juntos, tendo vencido todas as provações, e dificuldades que encontramos em um casamento.
Por isso, não pensem que casar e descasar é assim tão fácil, pode até ser hoje em dia em termos de burocracia, mais não é não em termos de mágoas e feridas que muitas vezes nunca curam.

 Invistam no casamento de vocês, é um investir diário e sempre.
Para obter um casamento de sucesso é muita dedicação, determinação e acima de tudo um coração que sabe perdoar.
Querido (a) leitor (a), de antemão, venho pedir desculpas pela minha ausência no blog. Devido as correrias do dia a dia como faculdade, trabalho, deveres de esposa e dona de casa não tenho tido muito tempo e inspiração para a publicação novas postagens.

Fico muito feliz que ao visitar o blog, visualizo comentários de agradecimentos por ter tido ajudado em alguma publicação.

Prometo, que sempre que tiver um tempinho, publicarei novas postagens.

Se alguém tiver sugestão de postagens que possa ajudar outros casais na vida a dois, enviem com dados de identificação como nome completo e cidade para ser publicado juntamente com a postagem, quem desejar que a publicação seja feita anonimamente, basta enviar a sugestão para o e-mail lessionetealves@hotmail.com.

Que Deus muito vos abençoe!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Um casamento além das circunstâncias

O amor e o respeito exigidos na Bíblia entre marido e esposa não se baseiam em "SE VOCÊ  QUISER"ou "SE SEU ESPOSO MERECER". Baseiam-se em obedecer a Deus, porque ele derramou amor em nosso coração. Deus nos ama quando erramos ou o decepcionamos. É por isso que vc precisa amar seu esposo,mesmo quando a esperança parece perdida. Não permita que pensamentos negativos sobre você, seu esposo e seu casamento dominem sua mente. Deus deseja salvar, restaurar e preservar seu casamento. Tenha sabedoria e jamais permita que as adversidades mudem o rumo daquilo que o Senhor preparou para seu casamento!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Casamento


O verdadeiro casamento é um caminhar lado a lado, em respeito e apoio mútuo. Casamento não é disputa nem competição. É a renovação do olhar a cada dia e o confirmar cotidiano da admiração do gostar e do bem querer.
É saber cultivar pequenos gestos e atitudes de atenção e de carinho.
Casamento é confiança, talhada na rocha da verdade, da sinceridade e da transparência sem igual, sentimento e atitudes corretos, inocentes e puros, que brilham como o cristal.
É saber perdoar as pequenas faltas e ter sempre nos lábios palavras de incentivo, encorajamento e elogio. É amaciar as palavras e temperá-las na doçura da compreensão.
É compreender e admirar o outro. É saber se encantar e viver enamorado, numa paixão leve e suave como a brisa que sopra ao entardecer.
Casamento é amar ao ponto de compreender que não somos perfeitos e que não temos o poder de "transformar" nosso cônjuge.
É enxergar os defeitos, aceitá-los e mesmo assim continuar amando.
Casamento é aceitação, amor, respeito, humildade, companheirismo, cumplicidade.
Enfim, é ter a certeza de que um grande casamento se constrói diariamente com a presença constante e indispensável de Deus.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Proteja seu casamento


Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa.  Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.
Não foi um acidente ou “um grande amor que surgiu”. Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo, pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1Coríntios 10.12.  Por isso, proteja seu casamento… Eis algumas dicas.

TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto.  Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês, e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

TOME  CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto, é  uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposa  (a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim.  As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre, e a proximidade emocional se torna perigosa.  Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.

EVITE MOMENTOS A SÓS
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento.  É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.

VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3.2.

EVITE COMPARAÇÕES
Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

EVITE A SÍNDROME DO RETORNO
É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem, de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR
A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro.  Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

INVISTA EM SEU CÔNJUGE
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). A idéia é que ele está bem vestido e se vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.

BUSQUE AJUDA
Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1.5. Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos  de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12.6-12).  Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. nE evite também a raiz de amargura (Hb 12.15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.

CONCLUSÃO
Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.