terça-feira, 10 de maio de 2011

Amor e renuncia no casamento

Nos dias atuais, em que os casais se separam por questões tão insignificantes, vale a pena lembrar as heroínas e os heróis anônimos que renunciaram ou renunciam a tantas coisas para fazer a felicidade do companheiro ou da companheira.

Nesses dias em que raros cônjuges abrem mão de uma simples opinião em prol da harmonia do lar, vale lembrar que a vida a dois deve ser um exercício constante de renúncia e abnegação.

No casamento à necessidade de relevar ou tolerar os defeitos um do outro.

Não é preciso chegar ao ponto de abrir mão de algo que se goste, por mero capricho ou exigência do cônjuge, mas se pudermos renunciar a algo para que nosso amor seja feliz, essa será uma atitude de grande nobreza de nossa parte.

Afinal de contas, o verdadeiro amor é feito de renúncia e abnegação, senão não é amor, é egoísmo.

Se entre aqueles que optaram por dividir o lar, o leito e o carinho a dois, não existir tolerância, de quem podemos esperar tal virtude?

Se você ainda não havia pensado nisso, pense agora.

Pense que, quando se opta por viver as experiências do casamento, decide-se por compartilhar uma vida a dois e isso quer dizer, muitas vezes, abrir mão de alguns caprichos em prol da harmonia do lar.

Se você só se deu conta disso depois que já havia se casado, lembre-se de que a convivência é uma arte e um desafio que merece ser vivido com toda dedicação e carinho. Quando aprendermos a viver em harmonia dentro do lar, estaremos preparados para viver bem em qualquer sociedade.



O matrimônio é uma sociedade de ajuda mútua.


Que Deus vos abençoe e vos dê discernimento ao renunciar algo para o bem do vosso casamento.


3 comentários:

  1. No meu casamento eu tive que renunciar muita coisa para vivermos mais em paz.
    sempre tem que ter o amor e a renuncia mesmo para ter um casamento feliz

    ResponderExcluir
  2. não há renuncia da parte do meu marido por isso vivemos sempre em pé de guerra

    ResponderExcluir
  3. Belo texto. Meus parabéns. Mas preciso escrever um sentimento.
    Concordo plenamente com tudo e... infelizmente estou cansado e não consigo mais reverter a minha situação. Acredito que exista o amor verdadeiro, sonho com isso e admiro quem encontra e ama de alma a sua outra metade. Mas comigo não aconteceu como eu sonhava. Já tentei de tudo. Tenho orado quase 24 horas. Deus sabe. Mas hoje vejo que a situação do meu casamento é irreversível. Porque não adianta somente eu mudar, somente eu melhorar, somente eu renunciar, somente eu etc... "uma andorinha não faz verão". Desculpem o "desabafo" mas é a minha verdade com sinceridade. Bom, como não posso pedir o divórcio por questões doutrinárias da igreja, vejo - sem dúvida - que a minha história vai terminar assim: Serei infeliz no casamento para sempre... um abraço.

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe