segunda-feira, 16 de abril de 2012

O casamento mundano X O casamento cristão


Se perguntássemos a todas as pessoas casadas: “Por que você se casou?” Essa pergunta teria apenas duas respostas. A mais sincera seria: “Eu me casei porque quis”. Vi nessa moça (ou rapaz) alguma coisa que me agradou. Tinha alguns desejos – emocionais, físicos e sociais – muito intensos, e ela (ou ele) parecia a pessoa mais adequada para satisfazê-los. Por isso me casei.”


No casamento mundano motivo da união tem origem neles mesmos. O casamento que é baseado em nossa própria vontade é como uma nota falsa. Parece com a verdadeira mas um bom conhecedor vê logo que se trata de uma falsificação. É por isso que muitos deles acabam falindo. O amor humano se exaure rapidamente. Depois nem o desejo sexual, nem o status social são suficientes para sustentar a relação, e afinal o casal tem que reconhecer que o casamento não vai bem. Alguns terminam em separação; outros vão se agüentando até quando podem. Mas tais casamentos não passam de arremedos do verdadeiro. É que houve ali uma tentativa de se criar, pela vontade do casal, algo que só Deus pode criar. 

Porém a melhor resposta seria: “Casei-me porque senti que era essa a vontade de Deus”. Isso é um casamento cristão. Um casamento não é cristão apenas pelo fato de ter sido oficializado numa igreja; mas o é porque se originou no coração de Deus. O casal se une para obedecer a vontade de Deus. O casamento cristão começa no momento em que duas pessoas reconhecem que Deus escolheu uma para a outra. Deus une um casal em matrimônio não para satisfazer o desejo do coração deles, mas para realizar o desejo do seu próprio. Só o amor de Deus é capaz de sustentar um bom casamento. E ele nasce quando reconhecemos que nosso casamento é da vontade de Deus, que foi Deus que nos escolheu um para o outro, e nos casamos em obediência à vontade Dele.

2 comentários:

  1. Parabéns por falar de um assunto tão importante que esta fiando cada vez mais obsoleto, mas nós que acreditamos da força do matrimônio como ferramenta de Deus para mudar o mundo não podemos nos calar. Deus o abençoe.
    Visite meu site/blog.
    http://www.agaperiomarinho.com/2011/12/familia.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos desejam ser felizes no
    casamento.Não existem regras para isso...o que presisa realmente é amor de verdade.
    O amor é a base ...amor em todos os sentidos,
    com respeito,carinho,confiança, paixão,desejo.

    Espero que um dia todos consigam essa felicidade tão almejada.
    Abraços
    Claudi Schmitt

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe