quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Melhore seu relacionamento dialogando


1.       Aprenda a se comunicar com ele:

Geralmente as mulheres falam bastante e costumam dar voltas nos assuntos antes de chegar ao que realmente importa para o homem. Há quem diga que um marido espera apenas 17 segundos antes de dar um corte na fala da esposa.  O que nos leva a pensar que quando é assim, está fora do conceito de amor que a Bíblia traz, pois, o amor é paciente, é bondoso, é benigno e não egoísta.
Recentemente li um livro onde os autores afirmam que uma mulher conta uma história para suas amigas que esperam até 15 minutos para que ela chegue  ao ponto alto do fato, enquanto um homem espera somente cinco minutos, não mais do que isso.
De qualquer maneira, o certo é que os homens, por vezes, se mostram impacientes nas  conversas com suas esposas e estas por sua vez, delongam-se  com as superficialidades de um tema, gerando o desespero dos maridos.
Daí, a necessidade de ser clara e concisa para o bem da comunicação. Isso evita frustrações e torna agradável  o compartilhar, a troca de ideias. Por exemplo: Se a esposa quer que o marido busque as crianças na escola, então informe isso a ele: “ Meu bem, preciso que você busque as crianças na escola hoje”, isso deve bastar. Se ele quiser outras informações ele pedirá. Fico imaginando, ela dizenndo: “Meu bem, será que não tem problemas para você, gostaria que você buscasse as crianças, é que vou estar muito ocupada, e também tenho que passar no supermercado. Então,você encosta lá nas proximidades da escola as 17:20h  e espera um pouco, , logo você encontrará uma vaga mais perto, e assim que liberar o portão... e cuidado com o transito local, vá pela rua lateral....” Ele fica doido, sente-se um incompetente que precisa de muita instrução para algo tão simples.  

Outra coisa boa de se experimentar é procurar ser clara naquilo que se quer, pois os homens muitas vezes têm dificuldades de captar as mensagens subliminares, criptografadas e outras menos claras que elas emitem aos seus maridos. Vamos supor que uma esposa esteja cansada, com dores nas costas em virtude de um trabalho extenuante que realizou, ao invés de  insinuando que gostaria de receber uma boa massagem é melhor ir logo dizendo: “ Meu bem, estou toda dolorida, faz uma massaginha aqui”. Caso contrario, irá fazer cara de dor, poderá até tomar remédio para que ele veja que está sofrendo, e ele não irá entender que quer uma massaginha. O mesmo se dá quando o dia foi terrível e está necessitada de um abraço, o estresse está alto, a mulher deve ir pedindo: “ Meu bem, me dê logo um abraço, daqueles que cura a minha alma.” Aprenda a falar na linguagem dele, sem enigmas, isso evita dissabores e decepções e será um ótimo treinamento para ele, logo ele estará reagindo assim naturalmente, sem que você tenha que pedir.
Quando fizer uma pergunta ou colocar uma situação para ele resolver, dê um tempo para ele processar a resposta, pois , normalmente são mais lentos para emitir uma parecer. É observado que em alguns casos, os homens protestam, dizem não, mas acabam atendendo aos pedidos da esposa. Na verdade é que não tiveram um tempo maior para decidir, depois acabaram aceitando bem.
Se você o apertar e ele ver que começa a perder uma discussão, é provável que  vá dar uns gritos com você ou então, fugir. Os homens não são bons em argumentar uma discussão, e como não querem perder, então gritam. Isso também pode ser tratado pela esposa sábia, pois a Bíblia diz " Pela longanimidade se persuade o principe, e a língua branda amolece até os ossos." Pv 25.15, ou seja , não deixe ele gritar com você, mas argumente com sabedoria e não gritando mais alto que ele. 

2.       Aprenda a se comunicar com ela:

Os homens, especialmente, os maridos devem aumentar a sua tolerância quando em conversa com as mulheres, sabendo de antemão que por natureza elas falam um pouco mais e dão  voltas para chegarem onde  realmente querem. É interessante pensar que quando os homens falam com outras mulheres que não a esposa, geralmente, são bem sucedidos, esperam elas concluírem suas argumentações, então, não custa  ter a paciência exercitada. È interessante pensar, que ao mesmo tempo que um marido despreza a conversa com a esposa, está cheio de intrusos que fariam qualquer negócio para bater um papo com ela, então, que seja eu a ouvi-la com mais paciência.
Outra coisa é você marido entender de vez por todas que nem sempre estará certo, nem sempre você tem razão, e isso é normal dentro do seu quadro de humanidade, você não precisa vencer todos os embates contra a esposa. Se tem que haver vencedor que seja os dois e não um vencedor e um vencido.
Admitir que errou, que não sabe como se faz isso ou aquilo, ou ainda,que não consegue realizar alguma coisa, não diminui seu valor enquanto macho e nem a admiração dela por você, muito pelo contrário, o fará mais respeitado ainda.
E para finalizar, o elogio, o reconhecimento que dedicam a esposa, é só uma questão de treino, de costume,  ficar se escondendo atrás do fato de que os homens têm dificuldades com as palavras, então, não ireão superar tal dificuldade. E olha, está cheio de esposas esperando um elogio, uma palavra de admiração, um encorajamento, e é de você que ela espera isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe