sexta-feira, 17 de junho de 2011

A manipulação no casamento

Quando se pensa simplesmente na palavra 'manipulação', logo imaginamos aqueles esquemas de filme de espionagem, feitos às escuras, cheios de estratégias complexas e sofisticadas. Pois a manipulação entre casais não precisa de nada disso. É bastante simples e, na verdade, quase inevitável.

Fazer alguém mudar seu jeito para agradar ao outro é uma das muitas maneiras de se manipular alguém, talvez a mais popular. Como toda a manipulação, no entanto, ela pode ser revertida em algum futuro próximo. E aí o jogo fica confuso e desequilibrado, como se alguém abandonasse subitamente um dos lados da gangorra.

Como em todo jogo, há um vencedor e um vencido. Mudar as ideias, mudar o modo de vida, mudar o comportamento... vale tudo para se conseguir criar alguém 'perfeito'. Pena que essa perfeição é ilusória e, obviamente, desaparece no ar em algum momento – geralmente junto com o relacionamento.

Controlar a cabeça de uma pessoa é uma enorme responsabilidade, uma encrenca sobre a qual nunca entendemos a dimensão exata até o dia em que surgem os primeiros indícios de efeitos colaterais: insegurança, perda de identidade, ansiedade, medo.

Toda técnica de manipulação prevê o sistema de punição/recompensa. E é nisso que se baseia o dia-a-dia dos casais; eu faço isso se você fizer aquilo. Não faça isso ou então eu serei obrigado a fazer aquilo. Mas se você fizer isso, aí então prometo que eu faço aquilo. Combinado?

Quando duas pessoas juntam suas cabeças para desejar algo positivo em comum, no caso, a paz no mundo, a felicidade, etc. Seria ingenuidade acreditar que todo o mundo tem essa grandeza de alma, essa generosidade. Mas não custa nada imaginar um mundo assim, onde cada um pode ser como realmente é, sem ninguém tentando mudar o seu jeito.

Talvez a liberdade de ser quem você é traga a felicidade, não sei. A única coisa que eu sei é que ter alguém puxando as suas cordinhas como se você fosse uma marionete com certeza não a trará e o casamento não será feliz.

Tenham um abençoado final de semana !!

3 comentários:

  1. oi
    passei para conhecer o teu blog e te convidar para conhecer o meu...se gostar me segue e me avisa para seguir o seu tbem!!!
    http://brechodabelize.blogspot.com/
    sou casada e sei que a insegurança é a pior coisa...obrigada pelo post//

    ResponderExcluir
  2. Querida leitora Belize,
    Grata pela visita e comentário ;D
    Já estou seguindo seu blog que por sinal é interessatíssimo.
    Uma abençoada noite pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, pena que se deixarmos de querer mudar as pessoas pra melhor nas nossas concepções, não mudaremos também, pois se amos não demonstrar os seus desejos, a evolução como casal ficará sempre no oculto.

    thalesjacmt.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe