terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jesus em nossa casa

I) O QUE SIGNIFICA TER JESUS EM NOSSA CASA?

"Pouco dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa" (Mc 2:1).

Possivelmente, Jesus estava na casa de Pedro. Veja o texto de Mc 1:29 "Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André". O fato é que Jesus estava em uma casa. Se eu perguntasse agora a você: "Jesus está em sua casa?" Sua resposta seria: "Claro". Mas, se pudéssemos um tempo escondido lá, será que veríamos Jesus nela? Ouça: Quando Jesus está presente, seja em nosso lar, em nosso coração ou em nossa igreja, podemos nos mover com toda a liberdade... Pois a Bíblia nos ensina que Jesus é luz... Pois quem anda com Jesus, não anda em trevas (Jo 8:12).

II) O QUE ACONTECE EM UMA CASA QUANDO JESUS ESTÁ PRESENTE?


1. Ela se torna um ponto de atração para as pessoas:

"Então muita gente se reuniu ali de forma que não havia lugar nem junta à porta; e ele lhes pregava a Palavra". (Mc 2:2). Não sabemos como era a casa de Pedro... Certamente não era uma mansão com piscina, churrasqueira, campo de futebol e sauna. Uma casa assim exerce forte atração sobre as pessoas.

Ilustração: Alguém me disse certa ocasião: "Você não precisa ter dinheiro, basta ter amigos ricos!"

As pessoas afluíram para aquela casa não por causa da aparência dela ou das facilidades nela contidas. Eles se amontoaram ali por outra razão. A casa não possuía acomodações confortáveis e suficientes para todos. Mas algo os atrai aquele lugar: A presença de Jesus.

III) PENSE EM SUA CASA


1. Será que ela é atrativa?

2. As pessoas que entram nela sentem liberdade, segurança e alegria?

3. As vezes, o ambiente é tão pesado, tão artificial e tão anti igreja que muitos que muitos não se sentem bem nela.

4. Jesus pregava a Palavra àqueles que superlotavam a casa de Pedro.

5. Hoje podemos pregar a Palavra não necessariamente discursando, mas vivendo uma vida de verdade dentro de nosso lar. De que adiante afirmar que Jesus está presente em nossa casa se não há comunhão entre o casal, entre pais e filhos, entre parentes?

6. Ilustração: Há muitos lares fazendo festas para os amigos, quando eles mesmos não vivem em festa. Em muitos lares, há pessoas representando papeis de marido e mulher. No entanto, durante a noite cada um vira para seu canto, e a única coisa que se ouve são os roncos!

7. Quando Jesus está presente num lar, seu ambiente é de paz e segurança.



IV) VOCÊ JÁ REPAROU QUANTOS TOMBOS VOCÊ LEVOU DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA?


1. Quantas vezes você já se feriu e machucou outras pessoas.

2. Ilustração: As estatísticas revelam o número de acidentes é maior dentro de casa do que fora dela. Não estou falando de um braço quebrado ou de uma torção. Estou me referindo a outros tipos de acidentes que temos provocado. E se estes acidentes estão acontecendo, é porque tem faltado luz dentro de casa.


VI) QUANDO JESUS ESTÁ PRESENTE EM UMA CASA ELE ATRAI TODOS OS QUE SOFREM...

1. "Não podemos leva-lo até Jesus, por causa da multidão, e moveram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico". (Mc 2:4)

2. Preste atenção: Os quatro amigos descobriram o teto exatamente no ponto em que Jesus estava. Eles não colocaram o doente no quarto, na cozinha ou no banheiro. Foram precisos em descer o doente onde Jesus se encontrava. Será que foi sorte ou eles procuraram descobrir onde o Senhor estava ensinando?

3. É preciso saber onde Jesus está em sua casa. Se ele estiver na estante de livros, esperando para ser retirado nos dias de culto, nada vai acontecer. Se ele estiver presente apenas nas orações que se fazem antes das refeições, as paralisias existentes dentro de sua casa vão continuar. Se ele estiver na sala apenas quando você recebe visita, ninguém vai ser tocado pela luz.

4. Muitos dizem que Jesus está em casa, mas continuam paralisados pelas doenças, pelas crises, pelos desequilíbrios emocionais e pela desesperanças. Não conseguem reagir contra os problemas. Lembre-se: É sobre o Senhor que você deve lançar seus pedidos, seus desapontamentos e suas dúvidas. Ele responderá no tempo dele de acordo com sua vontade soberana.

VII) A CASA ONDE JESUS ESTÁ INSPIRA FÉ.


"Vendo a fé que eles tinham..." (Mc 2:5)


1. Alguém já viu fé? Você sabe qual é a cor da fé? Olhe para pessoa ao seu lado e vê se ela tem cara de fé!

2. Ilustração: Durante um tempestade, os discípulos acordam Jesus. Ele olha, e vê caras estampadas de medo e pavor. Imediatamente, ele pergunta: "Onde está a sua fé?" (Lc 8:25) .

3. Você sabe como é possível ver a fé? Jesus viu quatro homens trabalhando. Homens suados, cansados e sujos, mas com um propósito.

4. Trabalhar é não desistir, é não abaixar as mãos, é não temer obstáculos. É encarar o diabo e dizer: "Você já foi derrotado!"

5. Será que em sua casa há fé?



VIII) A CASA ONDE JESUS ESTÁ PRESENTE É UM LUGAR DE LIBERTAÇÃO E PERDÃO.


"Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'filho, os seus pecados estão perdoados". (Mc 2:5).


Os escribas não estavam preocupados com a doença do paralítico. Eles não reclamaram da cura. Reclamaram da libertação interior e do perdão que Jesus ofereceu. Ouça: Sem perdão não há libertação, não há cura e não há festa.


IX) NA CASA ONDE JESUS ESTÁ TODOS PERMANECEM DE PÉ.

"Eu lhe digo: Levate-se, pegue sua maca e va para casa". (Mc 2:11). O problema é que muitos não conseguem ficar de pé. A lutas e as dores são tão intensas, e a desesperança tão grande que a pessoa permanece no chão. O medo do amanhã tem

mantido muitas pessoas acamadas e imobilizadas.


X) CONCLUSÃO.
1. Nossa vitória já foi decretada nos céus.

2. Sua derrota ou o seu fracasso momentâneo não influirão no resultado final! "Os teus olhos virão o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir". (Sl 139:16).

3. Você acha que Deus iria escrever nossa vida para a derrota? Eu já sou vencedor? Você é vencedor!

4. Quando Jesus está em nossa casa, não ficamos prostrados. A ordem é sempre esta: "Levante-se!" Fique de pé e comece a viver sua vitória.

2 comentários:

  1. Olá amada, adorei seu blog, que Deus continue lhe capacitando cada vez mais. Pois, num mundo onde o egoísmo impera fico feliz por saber que ainda existem pessoas que tem a mente de Cristo e que acredita no amor. Desejo muito sucesso a vc e lembre-se: Não desista dos seus sonhos.
    Abraços do amigo Wenderson

    ResponderExcluir
  2. Querido leitor Wenderson,
    Agradeço a atenção!
    Procuro sempre viver meu casamento em comunhão com Deus, pedindo a Ele sempre que me dê a graça de ser uma boa esposa para que assim eu seja uma boa mãe sendo uma boa mãe terei bons filhos para ter uma sagrada família alicerçada em Cristo.
    Acredito sempre no amor, afinal...Deus é amor =D

    Coloco meus sonhos e ideais nas mãos do meu Senhor, pois é Ele quem direciona meus caminhos.

    Que Deus te abençoe muito e abençoe tbm sua vida amorosa.

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe