Em casa, você as vezes sente que está cansada e falar sozinha? Analise a relação com o parceiro e veja o que atravanca a conversa, e se esforce para que a comunicação passe a fluir melhor.
1. Antes de fazer uma queixa ou um pedido ao parceiro, observe seus sentimentos e suas ideias. Procure identificar o que realmente deseja - e mantenha a calma ao se expressar.
2. Se algo o incomoda, diga com todas as letras. Ele não vai adivinhar sozinho, mas tenha o cuidado de manter o foco em você, não no outro. Por exemplo, evite acusar com frase como "você me magoa". No lugar, diga "eu fico chateada quando...".
3. Seja oportuna: não espere a hora de deitar para abordar um assunto sério, não ligue no trabalho para dicutir a relação nem interrompa o programa predileto dele para contar todas as novidades do seu dia-a-dia. Tente se colocar no lugar do outro. Você gostaria que ele fizesse isso com você?
4. Se quer perguntar algo ao seu parceiro, evite o tom inquisitório, de cobrança, mas seja clara. Por exemplo: "você prefere sair ou ficar em casa?" Parece bobagem, mas ajuda.
5. Nada de julgamentos precipitados. Se acha que ele está calado porque anda bravo com você, pergunte se é isso mesmo. Pode ser por uma razão que você nem imagina!
6. Para tratar de temas pessoais, escolha um lugar reservado. Olhar diretamente nos olhos irá ajudá-lo a manter o foco.
7. Quando ele falar com você, não o interrompa mil vezes.
8. Se receber alguma crítica, tenha a humildade de examinar a situação. Caso necessário, peça desculpas.
Se seguirem essas dicas queridos (as) leitores (as) verás que o diálogo na relação de vocês vai fluir melhor e com isso poderão evitar dores que poderiam ser resovido com uma boa conversa.
Que Deus vos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe