terça-feira, 29 de março de 2011

Um segredo para um relacionamento saudável - BOA COMUNICAÇÃO

Amos 3.3 “Andarão dois juntos, se entre eles não houver acordo”.



Quero falar sobre três níveis de comunicação observados em casamentos. Há a comunicação pró-ativa, a reativa e a radioativa.

Explicando:

Comunicação Pró-ativa:
É o nível mais elevado e de melhor resultado. É quando o casal trata de assuntos de forma antecipada, quando as coisas estão calmas, o problema ainda não aconteceu, estão emocionalmente equilibrados. É quando se prevê a aproximação de um problema e discute-se ele tomam uma atitude antes que ele atinja a vida dos dois.

Comunicação Reativa:
 É quando o problema não foi percebido com antecedência e agora a crise já se instalou e o casal precisa tratar do assunto. Porém, como já estão no meio de uma crise, os nervos estão à flor da pele e precisam chegar a um consenso sobre um determinado assunto. É a reação diante de um fato ou situação. Essa é a comunicação que deve ser levada a efeito com muito bom senso, camaradagem e cuidado com o que se fala, porque a possibilidade de uma agressão verbal aqui é eminente. Vale lembrar que na maioria das vezes nós confundimos quem é o nosso inimigo, que é a crise, o problema, e não o parceiro, então não devo guerrear contra ele.

Comunicação Radioativa:
Porque não foram discutidos assuntos e não foram decididos com antecedência, problemas surgiram, geralmente relativo a coisas como dinheiro, crianças ou sexo e se tornam tão emocionalmente carregados que eles não podem ser discutidos sem dano à relação.A solução é discutir assuntos quando você não estiver em crise e você tem o tempo para estar trabalhando o assunto. O perigo são as palavras, as decisões precipitadas, a possibilidade de agressão tanto verbal quanto física estão presentes.Agora, se coisas são tão ruins que você não pode trabalhar isso com o seu par peça ajuda, procure um conselheiro, um amigo de ambos, um pastor, enfim alguém de sua confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe