sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comunicação na família cristã

PARA ENTENDERMOS MELHOR O QUE É COMUNICAÇÃO PRECISAMOS INICIAR PELA DEFINIÇÃO DO TERMO. COMUNICAÇÃO É PROCESSO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE INFORMAÇÕES, MENSAGENS, SINAIS OU CÓDIGOS, DE UM ORGANISMO PARA OUTRO, MEDIANTE PALAVRAS, GESTOS OU OUTROS SÍMBOLOS, PARA QUE HAJA COMUNICAÇÃO, OS MEIOS DE TRANSMISSÃO TÊM DE SER ENTENDIDOS PARA AMBOS OS ORGANISMOS, O EMISSOR E O RECEPTOR.
A COMUNICAÇÃO, SEM DÚVIDA, É O CENTRO DE TODO RELACIONAMENTO. NUNCA É DEMAIS FRISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA
COMUNICAÇÃO. ELA É A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM
RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ENTRE ENTRE FAMÍLIA.
EXISTEM VÁRIAS DIFERENÇAS ENTRE UM CASAL FELIZ E UM INFELIZ. ESTA DIFERENÇA SE BASEIA NO FATO DE O CASAL SABER SE COMUNICAR OU NÃO.
A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ EM PROVÉRBIOS 18:21: “A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA; O QUE BEM A UTILIZA
COME DO SEU FRUTO”. VIDA OU MORTE, FELICIDADE OU INFELICIDADE. ESSAS COISAS DEPENDEM DE SUA DISPOSIÇÃO E CAPACIDADE
DE COMUNICAR-SE.
NA COMUNIÇÃO ENTRE HOMEM E MULHER EXISTEM ALGUMAS QUESTÕES QUE SÃO PECULIARES PARA UMA COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL.

1.POR QUE AS MULHERES FALAM TANTO?
NO CÉREBRO DA MULHER, A FALA TEM DUAS ÁREAS ESPECÍFICAS: A PRINCIPAL FICA LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO HEMISFÉRIO ESQUERDO E A OUTRA, MENOR, NO HEMISFÉRIO DIREITO. O FATO DE TEREM OS CENTROS DE FALA EM AMBOS OS LADOS DO CÉREBRO TORNA AS MULHERES BOAS DE CONVERSA. ELAS FALAM MUITO E GOSTAM. E COMO A FALA É RESTRITA A ÁREAS ESPECÍFICAS, O CÉREBRO FICA LIVRE PARA EXECUTAR OUTRAS TAREFAS, PERMITINDO QUE FAÇAM VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO.
PESQUISAS RECENTES DEMONSTRAM QUE, QUANDO A MULHER GRÁVIDA FALA, SUA VOZ RESSOA PELO CORPO E CHEGA AOS OUVIDOS DO BEBÊ EM SEU ÚTERO. ELE, ENTÃO, APRENDE A RECONHECER A VOZ DA MÃE. UM RECÉM-NASCIDO DE APENAS QUATRO DIAS JÁ É CAPAZ DE DISTINGUIR PADRÕES DE FALA DE SUA LÍNGUA NATIVA DE OUTROS DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. AOS QUATRO MESES, BEBES PERCEBEM MOVIMENTOS LABIAIS ASSOCIADOS AOS SONS DAS VOGAIS. ANTES DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO, COMEÇAM A ASSOCIAR PALAVRAS A SEUS SIGNIFICADOS. AOS 18 MESES, TÊM UM PEQUENO VOCABULÁRIO QUE, AOS DOIS ANOS, JÁ SE EXPANDIU BASTANTE, CHEGANDO, NO CASO DAS MENINAS, A DUAS MIL PALAVRAS. TANTO INTELECTUAL QUANTO FISICAMENTE, É UM RESULTADO IMPRESSIONANTE, SE COMPARADO À CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DO ADULTO.
A REGIÃO DO CÉREBRO ESPECÍFICA PARA A FALA É QUE FAZ COM QUE AS MENINAS APRENDAM OUTROS IDIOMAS COM MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE QUE OS MENINOS E EXPLICA TAMBÉM SUA SUPERIORIDADE EM GRAMÁTICA, PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA.
PESQUISA REALIZADA NO REINO UNIDO EM 1998 CONFIRMOU A PREDOMINÂNCIA FEMININA EM MATÉRIAS EM QUE É EXIGIDA SÓLIDA CAPACIDADE VERBAL. O NÚMERO DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS E ARTES CÊNICAS É DE LONGE SUPERIOR AO DE PROFESSORES.

2.COMO OS HOMENS FALAM ?
QUANDO UM HOMEM FALA, USA DE MODO GERAL FRASES MAIS CURTAS E MAIS BEM ESTRUTURADAS QUE AS DA MULHER. GERALMENTE, HÁ UM INÍCIO SIMPLES, UMA IDÉIA CLARA E UMA CONCLUSÃO. É FÁCIL ENTENDER O QUE ELE QUER DIZER. SE VOCÊ MISTURAR VÁRIOS ASSUNTOS, ELE SE PERDE. É IMPORTANTE QUE A MULHER ENTENDA QUE, PARA SE FAZER ENTENDER OU CONVENCER UM HOMEM, DEVE APRESENTAR COM CLAREZA UM PENSAMENTO OU UMA IDÉIA DE CADA VEZ. PRIMEIRA REGRA PARA SE COMUNICAR COM UM HOMEM: SEJA OBJETIVA! DÊ-LHE UMA COISA DE CADA VEZ PARA PENSAR. SE VOCÊ ESTIVER APRESENTANDO UMA IDÉIA PARA UM GRUPO ONDE HAJA HOMENS E MULHERES, É MAIS SEGURO USAR UMA ESTRUTURA DE FALA MASCULINA. ASSIM, AMBOS OS SEXOS VÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR. SE USAR O MODO DE FALAR FEMININO, QUE MUDA DE CURSO A TODO MOMENTO, OS HOMENS TERÃO DIFICULDADE EM SEGUIR O RACIOCÍNIO E LOGO PERDERÃO O INTERESSE.

3.ESTRATÉGIAS PARA FALAR COM OS HOMENS
GERALMENTE UM HOMEM SÓ INTERROMPE OUTRO QUANDO OS DOIS ESTÃO COMPETINDO OU DISCUTINDO. PARA SE COMUNICAR COM O SEXO MASCULINO, UMA ESTRATÉGIA SIMPLES É NÃO INTERROMPER. PARA A MULHER, É DIFÍCIL, JÁ QUE, EM SEU MUNDO, O FATO DE VÁRIAS PESSOAS FALAREM AO MESMO TEMPO É SINAL DE CONTATO E PARTICIPAÇÃO. ELA SENTE NECESSIDADE DE INTERVIR PARA IMPRESSIONAR E DEMONSTRAR INTERESSE. MAS ELE FICA SURDO A ESSA CONTRIBUIÇÃO, ALÉM DE NÃO GOSTAR NADA DE SER INTERROMPIDO. “PARE DE ME INTERROMPER!” – EM CADA CANTO DO MUNDO, EM TODAS AS LÍNGUAS, HÁ UM HOMEM DIZENDO ISSO PARA UMA MULHER. SEMPRE QUE O HOMEM FALA, SEU PENSAMENTO ESTÁ ORIENTADO PARA UMA SOLUÇÃO, E ELE PRECISA CHEGAR AO FIM DO PERÍODO, SENÃO A CONVERSA PARECE SEM RUMO. ELE NÃO CONSEGUE SEGUIR VÁRIOS RACIOCÍNIOS AO MESMO TEMPO E CONSIDERA QUEM FAZ ISSO MAL EDUCADO OU DISPERSIVO. ESTE É UM CONCEITO TOTALMENTE ESTRANHO PARA A MULHER, QUE USA AS CONSTANTES INTERVENÇÕES COMO UM MEIO DE ESTABELECER INTIMIDADE E DEMONSTRAR INTERESSE.

4.QUAL É SEU NÍVEL DE COMUNICAÇÃO?
HÁ PELO MENOS QUATRO NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO. TODO CASAL QUE QUER SER FELIZ NO CASAMENTO DEVE ESTAR COMPROMETI DO A APROFUNDAR SEU RELACIONAMENTO ATÉ CHEGAR AO NÍVEL
MAIS ELEVADO DA COMUNICAÇÃO. AO TOMAR CONHECIMENTO DESTES NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO, AVALIE AONDE VOCÊ ESTÁ EM SEU RELACIONAMENTO FAMILIAR.

4.1.NÍVEL QUATRO — É UMA COMUNICAÇÃO SUPERFICIAL, DO TIPO
QUE TRAZ IMPRESSÃO DE SEGURANÇA. A PESSOA USA EXPRESSÕES
COMO “BOM DIA”, “COMO VAI VOCÊ?”, “GOSTOU DO JOGO DE
DOMINGO?”, “SERÁ QUE VAI CHOVER HOJE?”, PERMANECENDO SEGURA ATRÁS DA SUA MÁSCARA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, HÁ MUITOS
RELACIONAMENTOS FAMILIARES EM QUE OS MEMBROS ESTÃO SE COMUNICANDO APENAS NESTE NÍVEL. CERTAMENTE QUANDO DEUS
CRIOU O HOMEM E A MULHER PARA SEREM COMPANHEIROS, CONCEBEU UMA IDÉIA DE PROFUNDA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS E
NÃO DE CONVERSA SUPERFICIAL.

4.2.NÍVEL TRÊS — NESTE NÍVEL O CASAL ESTÁ SATISFEITO EM SIMPLESMENTE RELATAR FATOS SOBRE OS OUTROS; REPORTAR O QUE OUTRAS PESSOAS DISSERAM. NÃO É FEITO NENHUM COMENTÁRIO SUBSTANCIAL SOBRE OS FATOS. O INDIVÍDUO NÃO SAI DA CASCA PARA DAR-SE A CONHECER SOBRE O QUE PENSA E SENTE. A COMUNICAÇÃO É MUITO LIMITADA. NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SUCESSO EM UM CASAMENTO ONDE UM NÃO SE ABRE PARA O OUTRO.
4.3.NÍVEL DOIS — AQUI O INDIVÍDUO COMEÇA A RELATAR SUAS
IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTE É O INÍCIO DE UMA COMUNICAÇÃO
REAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A CORRER O RISCO DE EXPOR SUAS
IDÉIAS E SOLUÇÕES PRÓPRIAS. SE VOCÊ ESTÁ SE COMUNICANDO A ESTE NÍVEL, HÁ ESPERANÇA DE PODER APROFUNDAR SUA INTIMIDADE
AINDA MAIS.

4.4.NÍVEL UM — É UMA COMUNICAÇÃO TOTAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A COMPARTILHAR SEUS SENTIMENTOS, IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTA COMUNICAÇÃO ESTÁ BASEADA NA HONESTIDADE E NA
ABERTURA COMPLETA. E DIFÍCIL ATINGIR TAL NÍVEL ENTRE MARIDO E
ESPOSA PORQUE AMBOS CORREM O RISCO DE SEREM REJEITADOS OU
CRITICADOS. É AMEAÇADOR COMPARTILHAR TODO O SEU ÍNTIMO
COM A ESPOSA OU MARIDO. ENTRETANTO, SE VOCÊ QUER TER UM CASAMENTO REALIZADO, ISSO É VITAL.

5.ESCOLHA O TEMPO CERTO PARA SE COMUNICAR. O APÓSTOLO
PAULO SUGERE ESTA IDÉIA QUANDO ELE FALA: “IRAI-VOS, E NÃO PEQUEIS; NÃO SE PONHA O SOL SOBRE A VOSSA IRA” (EFÉSIOS 4:26).
CREIO QUE PAULO ESTÁ SIMPLESMENTE DIZENDO: NÃO DEIXE A
IRA SE AMONTOAR DIA APÓS DIA, SEM ACERTAR CONTAS. ELE ESTÁ
SUGERINDO QUE É POSSÍVEL DISCUTIRMOS; MAS QUE NÃO DEVEMOS
DORMIR SEM TER RESOLVIDO O NOSSO MAL ENTENDIDO OU ALGUMA
DISCÓRDIA QUE NOS DEIXE MAGOADOS.
CINCO SUGESTÕES QUE FUNCIONAM NA ESCOLHA DO TEMPO
CERTO:

5.1.RESOLVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. É MELHOR NÃO TENTAR RESOLVER PROBLEMAS OU FAZER DECISÕES DEPOIS DAS DEZ HORAS DA NOITE. A NOSSA TENDÊNCIA, QUANDO ESTAMOS FISICAMENTE CANSADOS, É REAGIR NEGATIVAMENTE A QUALQUER DISCUSSÃO. POR OUTRO LADO, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, PROCURAR ACERTAR QUALQUER DESENTENDIMENTO QUE HOUVE NAQUELE DIA.

5.2.NÃO BRIGUE OU DISCUTA EM FRENTE DOS SEUS FILHOS. SE HÁ
UMA COISA QUE CRIA INSEGURANÇA E MEDO NO CORAÇÃO DA CRIANÇA, É TER QUE OUVIR E ASSISTIR UMA BRIGA ENTRE SEUS PAIS.
5.3.NÃO BRIGUE EM PÚBLICO. DISCUSSÕES FAMILIARES DEVEM
SER RESOLVIDAS SOMENTE ENTRE A FAMÍLIA. COMO É FÁCIL MACHUCAR SEU CÔNJUGE USANDO CINISMO, INDIRETAS OU PALAVRAS ÁSPERAS. O PIOR DE TUDO É PROCEDER DESTA MANEIRA PUBLICAMENTE.
5.4.NÃO PROCURE RESOLVER PROBLEMAS OU TRATAR DE ASSUNTOS
SÉRIOS QUANDO UM DOS DOIS ESTÁ ENVOLVIDO EM ALGUMA ATIVI-
DADE. ESPOSA, POR FAVOR, NÃO PROCURE TRATAR DE ASSUNTOS DURANTE UM JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO. MARIDO, QUANDO SUA ESPOSA ESTÁ ENFRENTANDO UMA PIA CHEIA DE
LOUÇA SUJA, DEPOIS DE TER TRABALHADO O DIA INTEIRO, ESTA NÃO É
UMA BOA HORA PARA TRATAR DE ASSUNTOS COMPLICADOS OU DELICADOS.
5.5.MARQUE, COM SUA/SEU ESPOSA/MARIDO, UMA HORA ESPECÍFICA PARA CONVERSAR E SEJA FIEL ÀQUELE COMPROMISSO. SÁBIOS
SÃO OS MARIDOS E ESPOSAS QUE SABEM DISCERNIR QUAL A MELHOR
OCASIÃO E SABEM ESPERAR POR AQUELA HORA PARA CONVERSAR.
6. APLICANDO O CONCEITO DAS LINGUAGENS DO AMOR AOS FILHOS?
OLHEMOS PARA AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, NO PROPÓSITO DE COMPREENDERMOS OS FILHOS:
6.1.PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO. NORMALMENTE OS PAIS DIZEM “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” A SEUS FILHOS QUANDO ELES AINDA SÃO PEQUENOS. MESMO ANTES QUE ENTENDAM A LINGUAGEM VERBAL, JÁ LHES DIZEM COISAS COMO: “QUE NARIZINHO LINDO! QUE OLHINHOS MAIS BRILHANTES! QUE CABELO MAIS MACIO”, ETC.
POR QUE, QUANDO OS FILHOS FICAM MAIS VELHOS, NOSSAS “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” TORNAM-SE DE CONDENAÇÃO? QUANDO UM DELES TEM SETE ANOS, ENTRAMOS EM SEU QUARTO E DIZEMO-LHE QUE GUARDE OS BRINQUEDOS NA CAIXA. DIGAMOS QUE HAJA DOZE OBJETOS PELO CHÃO. VOLTAMOS AO QUARTO EM CINCO MINUTOS E SOMENTE SETE ESTÃO NA CAIXA. O QUE ENTÃO FALAMOS A ELE?
“EU LHE DISSE PARA GUARDAR ESSES BRINQUEDOS! SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO AGORA, EU VOU…”
“VENHA CÁ… E OS SETE BRINQUEDOS QUE JÁ ESTAVAM GUARDADOS?!”
POR QUE NÃO DIZEMOS:
“MUITO BEM, JOHNNY, VOCÊ COLOCOU SETE BRINQUEDOS NA CAIXA. MUITO BEM!”
PRECISAMOS USAR AS PALAVRAS CERTAS PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO DOS FILHOS.
6.2.QUALIDADE DE TEMPO. “QUALIDADE DE TEMPO” SIGNIFICA DEDICAR AOS FILHOS ATENÇÃO TOTAL.
PARA UMA CRIANÇA PEQUENA, A FORMA DE FALAR ESSA LINGUAGEM É SENTARSE AO CHÃO COM ELA E ROLAR UMA BOLA PARA LÁ E PARA CÁ. ESTAMOS FALANDO DE BRINCAR COM CARRINHOS OU BONECAS, DE ENTRAR EM SUA CAIXA DE AREIA E AJUDÁ-LA A CONSTRUIR UM CASTELO; DEVEMOS, PORTANTO, PENETRAR EM SEU MUNDO, FAZER AS COISAS COM ELA. TALVEZ VOCÊ, COMO ADULTO, VIVA EM UM MUNDO COMPUTADORIZADO, MAS SEU FILHO ESTÁ NO MUNDO DA FANTASIA. VOCÊ PRECISA DESCER AO NÍVEL DE UMA CRIANÇA, SE QUISER CONDUZI-LA AO MUNDO ADULTO.
6.3.RECEBER PRESENTES. HÁ MUITOS PAIS E AVÓS QUE FALAM EXCESSIVAMENTE A LINGUAGEM DOS PRESENTES. DE FATO, QUANDO VISITAMOS UMA LOJA DE BRINQUEDOS CONCLUÍMOS QUE MUITOS ACHAM QUE DAR PRESENTES É A ÚNICA LINGUAGEM DO AMOR. SE ELES TÊM DINHEIRO, A TENDÊNCIA É COMPRAR BRINQUEDOS EM EXCESSO PARA OS FILHOS. HÁ ALGUNS QUE ACHAM QUE, REALMENTE, AQUELA É A MELHOR FORMA DE DEMONSTRAR-SE AMOR POR UMA CRIANÇA. ALGUNS PAIS TENTAM FAZER POR SEUS FILHOS O QUE SEUS PAIS NÃO PUDERAM REALIZAR POR ELES. COMPRAM PARA ELES COISAS QUE DESEJARAM TER QUANDO CRIANÇAS, MAS NUNCA GANHARAM. MAS, A MENOS QUE “RECEBER PRESENTES” SEJA REALMENTE A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DE SEU FILHO, OS PRESENTES TERÃO POUCO SIGNIFICADO EMOCIONAL PARA ELE. OS PAIS PODEM ATÉ TER BOAS INTENÇÕES, MAS NEM SEMPRE É ATRAVÉS DE UM PRESENTE QUE SE SUPRE A NECESSIDADE EMOCIONAL DE UM FILHO.
6.4.FORMAS DE SERVIR. QUANDO OS FILHOS SÃO PEQUENOS, OS PAIS CONTINUAMENTE UTILIZAMSE DE “FORMAS DE SERVIR” PARA SE RELACIONAR COM ELES. SE NÃO O FIZEREM, AS CRIANÇAS ÀS VEZES ADOECEM. TOMAR BANHO, SER ALIMENTADO E VESTIDO, TUDO ISSO REQUER UM BOM TEMPO DE TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DA VIDA DE UM BEBÊ. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO COZINHAR, LAVAR E PASSAR. DEPOIS CHEGA A ÉPOCA DAS LANCHEIRAS, DOS ÔNIBUS ESCOLARES E DA AJUDA NAS LIÇÕES DE CASA. TAIS COISAS NÃO SÃO MUITO VALORIZADAS POR ALGUMAS CRIANÇAS, MAS PARA OUTRAS COMUNICAM AMOR.
OBSERVE SEUS FILHOS. NOTE COMO ELES DEMONSTRAM AMOR POR OUTRAS PESSOAS. ISSO É UMA BOA DICA PARA SE DESCOBRIR A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DELES.
SE O SEU FILHO COSTUMA DEMONSTRAR APRECIAÇÃO POR PEQUENAS COISAS QUE SE FAÇAM POR ELE, É UMA DICA DE QUE ELAS SÃO EMOCIONALMENTE IMPORTANTES PARA ELE (ELA). ATRAVÉS DE “FORMAS DE SERVIR” VOCÊ LHE COMUNICA AMOR DE FORMA SIGNIFICATIVA. QUANDO VOCÊ O AJUDA COM UM PROJETO DE CIÊNCIAS, ISSO SIGNIFICA MAIS DO QUE UMA BOA NOTA. O SIGNIFICADO É “MEU PAI (MINHA MÃE) ME AMA”.
6.5.TOQUE FÍSICO. PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE BEBÊS QUE RECEBEM BASTANTE COLO DESENVOLVEM-SE EMOCIONALMENTE MELHOR DO QUE OS QUE NÃO TÊM ESTE PRIVILÉGIO.
NORMALMENTE, OS PAIS E OS OUTROS ADULTOS SEGURAM O BEBÊ, APERTAMNO, BEIJAM-NO, AFOFAM-NO E DIZEM-LHE PALAVRAS CARINHOSAS. MUITO ANTES DE ENTENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR, ELE JÁ SE SENTE AMADO. ABRAÇOS, BEIJOS, CAFUNÉS, ANDAR DE MÃOS DADAS, SÃO FORMAS DE COMUNICAR AMOR A UMA CRIANÇA. O ABRAÇAR E BEIJAR UM ADOLESCENTE JÁ É DIFERENTE DO ABRAÇAR E BEIJAR UMA CRIANÇA. ELE NÃO GOSTARÁ DISSO SE VOCÊ TOMAR ESTA INICIATIVA NA FRENTE DE SEUS AMIGOS, MAS NÃO SIGNIFICA QUE NÃO QUEIRA RECEBER AFAGOS, ESPECIALMENTE SE O “TOQUE FÍSICO” FOR SUA PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR.

 “A EFICÁCIA MÁXIMA DA COMUNICAÇÃO NÃO É ALCANÇADA SENÃO QUANDO A MENSAGEM É COMPREENDIDA PELO RECEPTOR”. ESTE DEVE SER O PROPÓSITO DE TODA FAMÍLIA CRISTÃ EM TODA SUA FORMA DE EXPRESSAR A SUA COMUNICAÇÃO QUE AS PARTES SEJAM COMPREENDIDAS PLENAMENTE. SEJAM NA RELAÇÃO ENTRE MARIDO E MULHER, NA RELAÇÃO COM OS FILHOS E TODA A FAMÍLIA EM GERAL. QUE O SENHOR JESUS O CRIADOR DA COMUNICAÇÃO NOS ILUMINE PARA QUE NOSSA FAMÍLIA POSSA CRESCER NA COMUNICAÇÃO. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe

Postar um comentário