terça-feira, 23 de novembro de 2010

O grande segredo do casamento


"O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor" 1Cor. 13.5
Sei que todo casal ficará ansioso para saber este segredo, então quero começar com a resposta. O grande segredo do casamento é que ele é um milagre de Deus. Todo casamento na bíblia Sagrada é tratado como um milagre.  Por isso sempre há muita festa, na cultura judaica ou em outra qualquer. Há milagre. Há festa.  Até mesmo os desacertados como os envolvimentos de Sansão ou a frustração do profeta que casou-se com uma prostituta, são tratados com festa, pois até mesmo aí, se permitirem, Deus faz milagres.
É ou não é um milagre o casamento? Fulaninha se casou? Não acredito!!!??? Diriam alguns. Outros, mais revoltados, outros mais invejosos, outros mais gratos a Deus, mas todos com uma expressão de fariseu diante do sepulcro de Lázaro: "Ó!!!!! Não acredito! É um milagre!"
Então, caros jovens, tratem o casamento de vocês como um Milagre e terão descoberto o grande segredo de poucos casamentos. Não com a arrogância de alguns, a inveja de outros, mas a postura de humildade daqueles que sabem que "é melhor serem dois do que um..." e que o "cordão de três dobras não se arrebenta fácil". Nosso desejo é vê-los solteiros pela última vez e felizes para sempre.
A frase acima é muito comum no convite e sempre será verdade se sempre tratarem o casamento de vocês como um milagre. Então:
1.  Não compare seu milagre com o de ninguém
a)  Pensando no passado, não o compare, nem com o de seu pai, nem com o de sua mãe, é o seu milagre - deixe pai e mãe. Aprenda do Senhor.
b)  Pensando no presente, não se compare com ninguém, mas com o melhor marido que puder ser, com a melhor esposa que puder ser.
c)  Pensando no futuro, olhe para seus projetos financeiros e não para o que o seu vizinho comprou. Não questione o que Deus está fazendo na vida do outro. Deixe-o fazer o que quiser na sua vida.
"O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor"
2.  Seja sincero (a)
a)  Efésios 4.26-27 nos ensina que a ira é inevitável, mas o pecado precisa ser evitado. Quando a emoção vier, não peque. "Apaziguem sua ira antes que o sol se ponha e não dêem lugar ao Diabo."
b)  Não confundam sinceridade com falta de educação ou falta de flexibilidade. Qualquer coisa que for mexer comigo, que me obrigar a mudar, vou ter a tendência de sinceramente achar que não é de Deus.
"O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor"
3.  Aprenda com as fases
a)  Saiba que tudo muda. Na realidade tudo é muito igual, mas nós mudamos. No final, a impressão que dá é que as coisas mudaram, mas fomos nós que mudamos. Às vezes o contrário também acontece. Nós somos resistentes a mudanças e queremos tudo como era no nosso sonho, sonho que o outro nem sonha qual é. O milagre não é um sonho, é uma realidade crescente. O milagre tem suas fases. Lázaro não ficou o resto da vida ali todo enfaixado entendem?
b)  Existem fases melhores - a fase da construção ( lembra do final do sermão da montanha).
c)  Existem fases piores - vento e chuva. Algumas casas se firmam outras caem. Qual a diferença entre umas e outras?
"O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor"
4.  Confiem em Deus
a)  A casa não vai cair. Foi edificada sobre a rocha? Estão em Jesus? Virão fases distintas, mas confiem no Senhor. Saibam que foi Ele que planejou este milagre. Ele trouxe para Adão, "alguém que o auxilie e o corresponda" Gn. 2.18
b)  Na hora da tempestade aja por fé. Simplesmente creia e espere. Apesar de tudo o que estiver sentindo, até mesmo a impressão que "se foi um milagre, o cão também faz" ou seja, não foi de Deus. .
5.  Ore e obedeça
a)  Submeta cada etapa do caminho ao Senhor - "tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé", segundo o autor de Hebreus 12.2
b)  Faça da maneira de Deus - "fazei tudo o que ele vos mandar" (João 2.5) conforme orientou a grande amiga da família de Cana da Galiléia, Maria, Mãe de Jesus, quando o casamento entrou em crise, logo no comecinho, pois as crises não marcam hora para chegar.
"O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor"
Saibam e ajam a partir dos que receberam um milagre. O milagre é para a glória de Deus, não para que você seja feliz. Tratem o seu casamento de tal maneira que a qualquer tempo, em qualquer circunstância, quando vierem olhar, vejam a mão do Operador de Milagre. Enquanto a presença dele estiver entre vocês, serão felizes. Enqüanto o casamento for um milagre, serão felizes. O casamento não muda a vida de ninguém, o milagre sim. Depois do milagre, você nunca mais será o mesmo. E só a morte, pode impedir este milagre de acontecer.  Enquanto viverem, queremos testemunhar muitos milagres, muita bênção e muita alegria. Deus os abençoe abundantemente. Vivam o milagre do amor. "O amor não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor".

2 comentários:

  1. Casamento é uma coisa muito séria. Muitas pessoas acham que podem mudar a outra e também não querem abrir mão das sua particularidades, pensa mais em si.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Este tema realmente diz tudo sobre um casamento feliz. Se agirmos desta forma, realmente não tem como dar errado.Porém, é importante lembrar que deve-se conhecer bem um ao outro antes do casamento. Pois a finalidade é viver juntos para sempre e feliz, é claro.

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe