quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Melhor é serem dois do que um


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. Salomão, filho de Davi, foi considerado por Deus, o homem mais sábio de todos os tempos. Este, além de seus feitos, escreveu diversas crônicas, poesias e provérbios que volta e meia utilizamos em nosso dia a dia, muitas vezes sem percebermos.

O Capítulo 4 de Eclesiastes nos versos de 9 a 12 serve-nos de exemplo, quando vemos Salomão nos falar do valor de um relacionamento amigável entre duas pessoas que tem propósitos e alvos definidos. Quando olho para este texto me pergunto. Por que ele não é realidade na vida de muitos casais? O que estamos, na verdade presenciando em nossos dias, é justamente o oposto deste provérbio proferido por Salomão. Veja bem: Salomão nos diz: “Melhor é serem dois do que um” O casal precisa ser unido de fato e verdade. No casamento existe uma aliança, um elo, um compromisso, uma cumplicidade que envolve amor, companheirismo, dedicação, prazer sexual, lealdade, honestidade, fidelidade, amizade, etc. São duas vidas que se fundem numa só.

Uma só carne.
É impressionante o pensamento de alguns homens ou mulheres que acham que depois de casados podem ainda continuar com a mesma vida que tinham, quando estavam solteiros. Tentam manter a todo custo as velhas amizades, criando uma série de contratempos para com seu cônjuge. Esta atitude de liberdade do parceiro, com certeza traz abalos, e terríveis terremotos no relacionamento do casal quando partem para os exageros. A solidão e o descaso são os primeiros sinais, de que algumas coisas não estão bem. De fato, os dois precisam estar juntos, cada qual levando a carga do outro. Assim fazendo, o peso será menor. Se um cair, o outro pode levantá-lo. No tempo do frio, a Bíblia diz que se aquentarão.

Dois são mais fortes do que um
Quando as lutas vierem, quando os filhos adoecerem, quando o desemprego bater na porta, quando a saudade da casa paterna chegar ao coração, principalmente nos primeiros meses de casados. Dois são melhores do que um por que: Irão resistir mais facilmente as tormentas da vida. Irão compartilhar melhor as alegrias e tristezas e com certeza serão fortes e provaram das benções de Deus sobre as suas vidas. A Bíblia neste texto de Salomão faz também referencia ao cordão de três dobras que não se quebra, não se arrebenta facilmente. De fato, a terceira dobra, para que não sabe é a presença de Jesus Cristo solidificando uma relação a três. Um lar onde Jesus é Senhor não se arrebenta, não é destruído, não existe separação de corpos, não existe divórcio. Jesus é o elo maior, é a dobra maior que segura os relacionamentos mais difíceis e complicados. O cordão de três dobras é feito de um material resistente.

Não é feito de linha ou barbante.
É um cordão feito com fios resistentes até mesmo a prova do tempo. Neste cordão, o Poder de Jesus está presente. Nos fios deste cordão o Sangue de Jesus é passado todos os dias e, por conseguinte nada poderá destruir este relacionamento. Para refletir Amigo(a) Como está o seu relacionamento conjugal? Está por fio, como dizem por aí? Seu casamento está solidificado ou não com a presença de Jesus Cristo? Talvez você esteja vivendo uma realidade difícil em seu relacionamento conjugal e familiar. Quem sabe você está vendo o seu casamento se desmanchado dia pós dia. Talvez o fio que tem ligado vocês não é um cordão com três dobras e, por conseguinte resistente.

2 comentários:

  1. Bem, prazer em conhecer seu blog e poder compartilhá-lo..
    Se você me permitir, desejo fazer alguns comentários nesse espaço que penso que poderá contribuir um pouco com tudo o que voce escreve..
    Acabei de escrever um novo livro intitulado: DEUS NÃO INSTITUIU O CASAMENTO, quero compartilhar um pouco sobre esse assunto.
    Abraços
    pelos vínculos do calvário

    ricardo brunet

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!
    Agradeço... fique a vontade para comentar e por seu ponto de vista. Que Deus muito abençoe vc e toda sua família!

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe