quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vamos por as coisas em ordem?

Os momentos difíceis sempre vão existir e serão um desafio para a caminhada a dois...

Existe algo mais compensador neste mundo que ter um lar acolhedor para voltar depois de um dia de intenso trabalho? Há algo mais confortante que poder contar com os braços acolhedores do cônjuge quando passamos por momentos difíceis? Que bálsamos são as palavras firmes e carinhos que recebemos e que prazer maravilhoso poder compartilhar tudo isso num ambiente de paz.


A família é um projeto de Deus. Por mais que o mundo tente desonrá-la, ela sempre será a célula-mater de qualquer sociedade. Uma nação forte é composta por famílias fortes; uma igreja forte é, também, constituída por famílias fortes; cidadãos fortes são membros de famílias fortes.


Mesmo que você não esteja vivendo esta realidade, ainda sim, isso pode ser um sonho concretizado na sua vida. Como? Buscando em que criou o casamento – Deus. A Bíblia enfatiza que o “cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Ec 4.12b). Com o passar dos anos, muitos casais se acomodam e deixam de reconhecer Deus como o centro de tudo em suas vidas. Buscar em Deus as respostas para as dificuldades do casamento é garantia de um matrimônio bem-sucedido.


E por falar em momentos difíceis... Eles sempre vão existir e serão um desafio para a caminhada a dois. Ausência de dificuldades, não é sinônimo de paz dentro do lar. A tranquilidade do lar dependerá da maneira pela qual você enfrenta cada problema. Situações mal resolvidas, traz sérios resultados: falta de comunicação, desunião, desinteresse um pelo outro, culminando, muitas vezes, no divórcio.


Não sei como está o seu casamento. Se você e seu cônjuge não têm Deus como o centro de tudo. Se nem à igreja vocês estão indo mais.


Quem sabe nos últimos anos o seu lar não tem sido mais o aconchego do seu cônjuge; em vez de ir para a casa, o seu cônjuge tem procurado outros lugares para se aconhegar...


Não sei se o seu casamento tem oscilado entre altos e baixos, e se os momentos ruins têm prevalecido em sua relação conjugal.


Quem sabe você está querendo dar uma de Deus, pensando que pode decidir tudo e, com isso, tomando decisões precipitadas como as de ajuntar seus pertences, colocá-los em uma mala e abandonar o seu lar. Pondo um ponto final onde Deus havia colocado uma vírgula...


Já está mais do que na hora de por as coisas em ordem dentro do seu lar! Comece, primeiramente, convidando o Senhor para fazer parte de sua família novamente. Coloque Deus a par de todos os seus problemas. Talvez você irá me questionar: “Mas ele já não sabe?”. Sim, claro. Mas ele quer ouvir a sua voz, quer manter novamente aquele diálogo que tinha com você. E que, com o tempo, se perdeu...


Depois, comece a trabalhar melhor com os conflitos que possam surgir. Não deixe que eles virem uma “bola de neve”. Por isso, pare, pense, saiba ouvir e falar na hora certa; escolha também a hora adequada para conversar, pois assim está escrito: “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo quão boa é!” (Pv 15.23). Não comece a levantar a voz e a querer resolver as coisas no grito, isso só vai gerar mais confusão ou ocasionar o término da conversa por parte de um dos cônjuges.


Saiba também identificar a sua parcela de culpa nos problemas. Muitos só querem que o outro conserte, mas não querem assumir os seus erros e a parcela de contribuição no desgaste do relacionamento. Reconhecer os erros pode ser a “chave” para que as mudanças comecem a acontecer em seu lar.


Deus sonda e conhece o seu coração neste momento – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” (Sl 139.23).


Talvez, hoje, a palavra que mais vem à sua mente é a desilusão, acompanhada do desânimo para continuar a lutar. Mas que neste dia você possa se levantar e dizer como Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19.25).


Creia que Deus se levantará, em nome de Jesus, sobre o seu lar, pois ele vive e pode transformar qualquer situação difícil em bonança. Então, levante-se e comece a por em ordem a sua casa tanto espiritual quanto física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe