quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A comunicação dentro do lar

Vivemos na chamada era da comunicação. Rádio, Tv, fax, telefone e computador, a cada dia, estão sendo aperfeiçoados para nos fazer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo.
Mas, ao mesmo tempo, é constante a reclamação de filhos por que seus pais não encontram tempo para ouvi-los; cônjuges que, vivendo debaixo do mesmo teto, não conseguem compreender-se. O que fazer para melhorar esse quadro? Como manter a boa comunicação no lar?
BARREIRA DA BOA COMUNICAÇÃO
a) Falta de vontade de comunicar-se
b) Medo de ser reprovado
c) Conflitos de gerações
d) Influências negativas dos meios de comunicação
COMO MELHORAR NOSSA COMUNICAÇÃO
Quando se fala de comunicação, é bom notar que a ênfase está na qualidade e na quantidade. É lógico que num relacionamento dinâmico haverá uma certa quantidade, mas a boa comunicação não pode ser resumida apenas em bate-papos superficiais.
DIRETRIZES BÍBLICAS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO
a) Falar a verdade em amor, Ef. 4:25 e Cl. 3:9.
b) Falar palavras que provam a edificação do próximo (Cônjuges), Ef. 4:29
c) Evitar contendas, Ef. 4:31 e Pv. 20:3
d) Saber ouvir, Tg. 1:19.
e) Não responder com ira, Pv. 15.1
f) Respeitar a opinião do outro, Fp. 2:1-4 e Ef. 4:2.
Em Eclesiastes 3:1-8, o escritos deixa claro que há tempo para execução de todas as coisas e certamente há o tempo oportuno para se comunicar, Pv. 15:23. Devemos ser sábios a ponto de escolhermos o melhor momento para dar uma resposta, sem, no entanto, usar o silêncio para frustrar o outro. Se, em determinado momento, não estivermos dispostos a falar sobre certos assuntos, devemos justificar-nos com quem estamos conversando.
A boa comunicação haverá de melhorar em muitos o nosso relacionamento familiar. Deus nos deu o maior exemplo de comunicação. Seu filho fez-se homem para que pudéssemos entender sua mensagem, Hb. 1:1-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe