segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Você é um "marido bíbico"? Tem certeza disso?

O Padrão Divino Para os Maridos.


Se perguntarmos a qualquer homem casado: ”Você ama sua esposa?”, ele vai responder: ”È claro! Claro que sim!”.

Com esta resposta ele estará dizendo o que sente por ela ou, talvez, o que faz por ela em termos de cuidado e consideração. Todavia, o amor de que o apóstolo Paulo fala, “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25), não é avaliado pelo que se sente, e nem mesmo pelo que se faz. Antes, esse amor é avaliado pelo sacrifício pessoal.

Marido, ame a sua esposa.

SACRIFIQUE-SE POR ELA

O Novo Testamento foi escrito em grego. Nessa língua há três palavras que são traduzidas por uma só palavra em português:

-“Amor”. Eros é o amor passional, amor-sentimento, amor-desejo; vem daí a palavra “erotismo”. A palavra Eros não foi usada uma única vez no Novo Testamento; entretanto, esse é o sentido mais comum da palavra “amor”.

-Phileo significa o amor-afeição, o cuidado humano; daí vem à palavra “filantropia”. È um termo pouco usado no Novo Testamento.

-Ágape quer dizer: amor que se avalia pelo sacrifício. È usada frequentemente no Novo Testamento para descrever o amor de Deus e o amor que ele coloca no coração do homem. È deste amor que falam João 3.16, Romanos 5.5 e I Coríntios 13.

Paulo usou a mesma palavra – ágape – quando disse: “Maridos, amai vossas mulheres”, e está bem claro que o sentido é o de um amor que se dispõe a sacrifícios, pois ele continua: “...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.(Ef 5.25.)

1. Alicerce espiritual do padrão de Deus para a família.

Á primeira vista, a posição de autoridade do esposo e pai sobre a mulher e filhos parece bem vantajosa para o homem: “Sou o senhor do meu castelo, o soberano, o governador de tudo.” Entretanto, é preciso ir mais além, pois a autoridade divina com que ele é investido tem Cristo como modelo, e a autoridade de Cristo está fundamentada no seu sacrifício. Só depois do Calvário foi que disse aos seus discípulos: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mt 28.18).

A autoridade de Cristo e, portanto, a de um marido e pai, não é humana, nem carnal. Não é questão de uma pessoa poder dominar as outras. Trata-se de uma autoridade espiritual e divina, que se baseia em sacrifício pessoal.

2. O sustento da família.

A expressão mais evidente e básica dessa verdade pode ser observada no fato de que cabe ao marido sustentar a família. Um dos sintomas do colapso moral de nossa época é a facilidade com que o marido passa essa responsabilidade para a esposa. O fato de senhoras casadas, e mesmo com filhos, trabalharem já se tornou tão comum que raramente se pensa no grande desvio do padrão divino que isso representa, e em como os seus efeitos são prejudiciais à vida familiar. A responsabilidade de cuidar do sustento da família recai sobre o homem.

A mulher, de bem grado, a toma para si, devido à sua tendência natural para ser precavida quanto às coisas materiais, mas o fardo é pesado demais para ela. O homem foi provido de ombros mais fortes e tem, por natureza, uma estabilidade mental maior, que lhe permite suportar bem as pressões causadas por essas preocupações. A mulher fica desalentada e deprimida mais facilmente. Deus a fez assim e, por isso, também a poupou da responsabilidade de sustentar a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido(a) leitor(a)
Fico feliz por você ter visitado esse espaço e querer expressar a sua opinião, deixe o seu comentário.
Um forte abraço e que Deus te abençoe